Desenvolvimento


No módulo 3 da disciplina de Educação Aberta e a Distancia EAD I e II, a reflexão nos leva a compreendermos que a escola tradicional não está preparada para os avanços da tecnologia no campo da educação. 
"A escola tradicional se encontrava voltada para o passado, preocupada em transmitir a maior quantidade possível de conhecimento acumulado, apresentando-se, portanto, de forma predominantemente intelectualista e livresca." (apostila EAD módulo 3) 
Pesquisamos, então, alternativas na WEB, e constatamos um projeto que esta dando certo em Lorena - São Paulo e pode ser reproduzido em outras localidades, levando-se em consideração as peculiaridades locais.

Tecnologia incentiva hábito da leitura entre alunos de Lorena (SP) - 14/10/2013 15:25:29

Foto de estudantes durante atividade de leitura
Incentivar o hábito da leitura entre os alunos é um dos maiores desafios da Educação. Afinal, é através dela que o aluno desenvolve a criatividade, aumenta sua cultura e enriquece o vocabulário, criando familiaridade com o mundo da escrita, o que facilita o seu aprendizado.
Em Lorena (SP), 540 alunos do Ensino Fundamental I participam do projetoQuem conta um conto aprende um tanto, no qual reescrevem contos com a integração de recursos tecnológicos durante as aulas, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a empresa Planeta Educação.
Além de incentivar a leitura, os contos criam situações de magia e encantamento no imaginário das crianças, levando-as a aprender valores, despertando seu senso crítico e estimulando a criatividade. O estudo do gênero possibilita também a ampliação do repertório de contos tradicionais, a valorização da leitura como fonte de informação e o resgate da contação de histórias no contexto familiar.
No Laboratório de Informática, promovendo a integração do conteúdo com as tecnologias, os alunos utilizam o Processador de Texto e o Editor de Imagens na construção da reescrita dos contos. Eles também pesquisam os contos e seus autores utilizando recursos da Internet. Fazem ainda a leitura simultânea com o texto falado no software Audacity e utilizam Planilhas Eletrônicas: “Na planilha, eles produzem gráficos com as histórias preferidas dos colegas, além de assistir a vídeos para a percepção da imagem e o contexto dos contos apresentados”, revela a Mediadora de Informática, Fernanda Moliterno.
Segundo Clayse Werneck Matos da Silva, Coordenadora do Programa Informática Educacional no município, o projeto visa tornar a leitura, com auxílio da tecnologia, uma atividade prazerosa e rotineira, tanto na escola como no ambiente familiar, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
“A tecnologia se faz importante neste projeto para que seja inserida a leitura de modo diferente na vida do aluno, já que muitos não têm o hábito da leitura convencional. Com o computador, o interesse aumenta, pois a tecnologia traz variadas ferramentas que possibilitam essa interação”, comenta Clayse.
Participam do projeto duas escolas municipais de Lorena: Mônica Sene do Nascimento Silva e Profª Maria José da Cunha Senne. “O incentivo à leitura é necessário desde cedo. Com este projeto, trabalhamos o conteúdo de uma maneira em que os alunos não só aprendem, mas também se divertem”, opina a vice-gestora, Elizethe dos Reis Pereira Carvalho.
Os trabalhos produzidos durante o projeto Quem conta um conto aprende um tanto serão expostos e apresentados para toda a comunidade escolar. Haverá também a criação de um livro gigante, além de reescrita com uso de fantoches e painel com as ilustrações de cada conto.

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