terça-feira, 18 de novembro de 2014

"TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM"

   O DESAFIO NA ESCOLA MODERNA 

Amarildo Benezoli 
Angélica Giacomim Pereira
Marinilce da Silva Pereira
Paulo Cesar da Vitória
Washington Luiz Alves Saldanha


A busca por uma educação de qualidade que não seja privilégio de uma minoria e que alcance indistintamente a todos os sujeitos envolvidos no processo educacional parece utópico. A Educação libertadora que valorize a cultura, a historicidade e contemple as diferenças de uma escola multifacetada pelas diferenças de cada ser em si (o ser sendo). Essa busca nos remete a certeza de que o MESTRE ANTIGO, professor centro do saber, não produz nenhum atrativo para a escola. O que ao contrário, se trabalharmos uma educação emancipadora, é possível resgatarmos o interesse do discente no aprendizado, há uma tendência de que o sujeito motivado, aprendendo porque quer aprender, realmente aprenda. Sendo assim a tecnologia vem como aliada ao processo ensino aprendizado, mas precisa é claro de operadores capacitados para manejar de forma adequada o conteúdo, respeitando as fases próprias de ensinar, Paulo Freire em seu livro pedagogia da autonomia, 2006, já dizia "ninguém aprende sozinho". O mediador de conteúdos é aqui o nosso MESTRE CONTEMPORÂNEO. Essa forma emancipadora de aprender combina o lúdico, o conteúdo e o raciocínio não só lógico, mas político e social. Um vídeo disponível no YOUTUBE nos leva a idêntica reflexão. e disponibilizamos a seguir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário